Especial Lançamentos 2019 #43: o que esperar da Toyota para o Brasil neste ano?


Depois do atraso no lançamento da 12º geração do Corolla para 2020, a Toyota de fato não deve ter muitas novidades no Brasil. E as duas que chegam ao Brasil virão como importadas. A primeira delas é a nova geração do RAV4, que chega para tentar ser o 4º SUV médio mais vendido do Brasil, atrás de Jeep Compass, Hyundai ix35 e Volkswagen Tiguan AllSpace. A novidade chega importada do Japão e deve brigar com Kia Sportage, Hyundai Tucson e Chevrolet Equinox pela 4º colocação do segmento. O outro lançamento deve ser o Prius, que além do novo design, deve se tornar o primeiro híbrido Flex do mundo.
Novo RAV4: o SUV conta com a nova filosofia de design da Toyota, que aposta em linhas mais ousadas e saindo um pouco do tradicionalismo. Entre os destaques estão a dianteira bem larga e alta, com estilo proeminente, enquanto a carroceria possui linhas mais retas, com direito à sobreposição de linhas na traseira. A dianteira conta com design bem expressivo, com faróis recortados e pequenos, além de uma grande grade dianteira hexagonal em dois estilos diferentes. O para-choque dianteiro também é diferente, ganhando molduras quadradas bem proeminentes nas extremidades, onde fica localizado os faróis de neblina, no caso da versão mais aventureira. As versões mais clássicas contam com design triangular. Na lateral, destaque para o teto reto, levemente inclinado na traseira, além de frisos pretos que marcam seu limite, presentes nas enormes colunas D. O teto pode vir preto, dependendo da versão e com barras longitudinais. Na traseira, as lanternas são retangulares e invadem a tampa do porta-malas. Além disso, um friso cromado une as duas lanternas. Segundo a Toyota, o RAV4 pode ser vendido com teto solar padrão ou duplo. As rodas são de 19 polegadas. O interior passa a ser bem mais moderno, com quadro de instrumentos analógico-digital e um indicador de modo de condução com ponteiro no híbrido. O volante multifuncional é moderno e possui central multimídia bem destacada no painel, com estilo flutuante de C-HR e Corolla Hatch. Entre as novidades estão ar-condicionado dual zone, bem como bancos mais envolventes e console central com comandos de tração e condução ao lado do câmbio. O sistema de som JBL tem até 800 watts. Construído sobre a plataforma modular TNGA, o novo RAV4 possui 4,59 metros de comprimento, 2,68 metros de entre-eixos, 1,85 metro de largura e 1,69 metro de altura. Na mecânica, ele deve ser vendido com os motores 2.5 16v Dynamic Force, acoplado ao câmbio automático de 8 velocidades. O mesmo motor ainda pode ser híbrido, com câmbio CVT. Nos dois casos a tração é AWD, com sistema que transfere 50% da força para a traseira.


Novo Prius: quarta geração do Toyota Prius acaba de passar por um face-lift de meia-vida. Todo aquele ar futurista do carro foi suavizado com a mudança de meia-vida. O notchback híbrido passa a contar com um design mais comum ao adotar novos faróis que não invadem mais o para-choque dianteiro, assim como recebeu novo para-choque dianteiro com linhas mais limpas, com faróis de neblina mais próximos um do outro, que se unem a uma entrada de ar inferior que é maior. Na extremidade dos para-choques dianteiros ficam as luzes diurnas de LED, que passam a ficar em posição vertical. Na traseira, o Prius também não conta mais com lanternas que invade o para-choque traseiro. Mais contido, a peça fica bem menor e passa a invadir a tampa do porta-malas. As rodas mantém as capas aerodinâmicas, mas ganham novo desenho. No interior, as novidades ficam por conta de uma nova central multimídia vertical de 12 polegadas, além de uma instrumentação digital configurável baseada em duas telas de 4.2 polegadas, Head-Up Display e novas opções de conectividade. Ele passa a ser equipado com piloto automático adaptativo, assistente de faixa e alerta de colisão, entre outros. Com atraso na produção do novo Corolla, a Toyota deve optar pelo Prius a estrear a tecnologia Hybrid Flex no Brasil. Isso porque a marca confirmou que a tecnologia começa a ser produzida ainda em 2019 e já estaria disponível para os consumidores. Como o Corolla deve chegar somente em meados de março de 2020, o Prius pode receber a novidade, já com as mudanças visuais que chegariam também nesse ano. A produção deve ser iniciada na segunda metade de 2019 e foi viabilizada em grande parte pelo Rota 2030.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen convoca recall onde terá que recomprar 194 unidades de homologação

Antecipando novidades para o Brasil, Honda apresenta HR-V Touring no Japão

Curiosidades: Chevrolet, Mercedes-Benz e FCA foram as que mais convocaram recall em 2018

Toyota convoca mega recall que envolve 379.689 unidades de Hilux, SW4, Etios, Etios Sedan, Corolla e Fielder

Nova geração da Chevrolet S10 chega em 2022, maior e ainda mais globalizada

Volkswagen comemora a marca de 5 milhões de unidades do Tiguan em 11 anos de produção

Ford registra patente de motor V8 híbrido, que deve ser usado pelo Mustang em 2020

Ford concede sinal verde para desenvolvimento da nova Courier, em entrevista

Renault Twingo ganha face-lift na Europa para o Salão do Automóvel de Genebra

Volkswagen passa a vender minivan Touran com motor 1.0 12v TSI e 2.0 TDI revisado